Projetos

 

A Secretaria de Educação e Cultura tem vários projetos, dentre os quais destacam-se:

Período Integral: Os alunos permanecem na escola 9h/dia e aprendem disciplinas de base comum (Português, Matemática, etc.) e participam de projetos de inclusão social (informática, dança, teatro, etc.). O objetivo é tirar as crianças da rua, aumentando sua capacidade de aprendizagem. Participam desse programa cerca de 1.500 alunos.

Feira do Livro: acontece anualmente em praça pública e é o resultado do trabalho realizado pelos alunos durante o ano todo. Na última edição, participaram cerca de 70 editoras, o que propicia a aquisição de livros para atualização do acervo da biblioteca, a preço de feira.

Dança: Os alunos também aprendem aulas de danças, que são ministradas por profissionais especializados. O objetivo é tornar a escola mais prazerosa e descobrir novos talentos. Ao final do ano, eles se apresentam no tradicional Festival de Dança “Josélia Maria Palmieri”.

EJA: O programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), cuja modalidade é o Ensino Fundamental, atende jovens e adultos acima de 14 anos que, na idade regular, não tiveram oportunidade de cursar uma escola.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, sendo três horas diárias. O número de pessoas atendidas atualmente é de 508 estudantes.

Brinquedoteca: É um espaço destinado às brincadeiras. Composto de brinquedos lúdicos para crianças a partir de 1 ano de idade, o projeto é desenvolvido principalmente em escolas de Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Período Integral.

Na creche “Maury Gomes Martins”, por exemplo, há o “Bebeteca” onde os pequenos têm contato com os livros bem cedinho. E para garantir a saúde dos alunos, uma médica examina periodicamente a garotada.

Informática: O projeto foi introduzido em todas unidades de Ensino Fundamental. Uma empresa especializada, que atende toda a rede com monitores, dá o suporte técnico aos professores, além de toda a manutenção às máquinas e ao sistema.

Todas as unidades possuem acesso à Internet, que é usada por alunos e professores. Os laboratórios de informática das escolas também são utilizados pela comunidade através dos cursos ministrados pelos monitores de informática.

O projeto atende todos os alunos do Ensino Fundamental, inclusive o EJA, no horário regular das aulas, como apoio ao professor e no contra turno das aulas para os interessados em ter a iniciação em informática ou em aprimorar seus conhecimentos.

Música: O projeto foi introduzido nas escolas de Ensino Fundamental e trabalha em diferentes áreas: musicalização, coral, fanfarras e bandas rítmicas. São atendidos aproximadamente 740 alunos.

Centro de Recursos e Apoio Pedagógico - O Centro tem como objetivo o atendimento de alunos que apresentam dificuldades comportamentais e educacionais que comprometem a efetivação de uma aprendizagem efetiva e de qualidade. Após a triagem, os alunos são transportados para atendimento especializado na área psicológica, fonoaudiológica e psicopedagógica no Centro de Recursos e Apoio Pedagógico. Atende 200 crianças atualmente.

Educar Brincando: O projeto conta com uma brinquedoteca volante que visita as Unidades de Ensino, principalmente as de Educação Infantil. Utiliza-se de um ônibus adaptado com diversos brinquedos e atividades diferenciadas que são desenvolvidas por um coordenador e monitores.

É uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Fundo Social de Solidariedade.